quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sobre o silêncio, sobre motivação e sobre ser artista

Citando a Louise Bourgeois hoje:
"O IMPORTANTE NÃO É TANTO DE ONDE VEIO MINHA MOTIVAÇÃO, MAS COMO CONSEGUIU SOBREVIVER. A tarefa básica do artista é a concentração - conquistar um silêncio total e amigo. Isso aprendi nas academias de Paris,onde se desenhava o dia inteiro com modelo. Naquele ambiente pude pela primeira vez me concentrar e ter certeza de minha vocação.
(...)
O que me fazia ir em frente, e ainda faz, é a consciência de que ser artista é um privilégio. Bem, o privilégio de ser artista consiste em três coisas. Primeiro, ter alguma coisa pessoal a dizer. Depois - e isso é uma luta interminável - ser capaz de comunicá-la às pessoas.(...) Vocês são privilegiados por serem o que são, e têm a vida inteira para descobrir como será."

Louise Bourgeois, "Destruição do pai, reconstrução do pai" pgs 218 e 219.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é...

Minha foto
São Paulo, Capital, Brazil